Fundação Fé e Alegria comemora 13 anos de existência em Ilhéus

 

Comemorando os seus 13 anos de existência em Ilhéus, a Fundação Fé e Alegria, situada no bairro Nossa Senhora da vitória, preparou para a comunidade e convidados, uma recepção onde os alunos puderam mostrar todas as atividades que vem sendo desenvolvidas ao longo desses anos. Dança, música e teatro fizeram parte da elaborada apresentação desenvolvida pelas crianças que freqüentam o espaço. A instituição atende cerca de 600 crianças da comunidade, oferecendo a estas, cursos de músicas, capoeira, dança, teatro e educação. A comunidade também esteve presente, participando e assistindo as diversas apresentações feitas pelos professores e funcionários da instituição.

 

Também fizeram parte da festa a secretária da Educação da Prefeitura de Ilhéus, Lidiney Campos, de um dos fundadores da Fé e Alegria em Ilhéus, Carlos Paim e de diversas autoridades, lideranças comunitárias e parceiros que fizeram questão de comemorar os 13 anos de atuação da Fé e Alegria na cidade. De acordo com o diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Padre Carlos Fritzen, a “Fundação Fé e Alegria busca ajudar, sobretudo os que mais precisam e para que a unidade se instale em uma cidade basta, primeiramente, que a comunidade manifeste o desejo de ter a escola”. A coordenadora da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, Josefa Soares, relatou o papel da entidade na formação de cidadãos e na transformação de vidas.

 

História - Em 1997 a Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, junto com os moradores do Nossa Senhora da Vitória, resolveu construir uma escola pública de qualidade no bairro, pois a que antes existia era dividida em quatro vãos de compensado, com horários de rodízio, telhado baixo de eternit e apenas um banheiro para todos os alunos e professores. A mudança era inevitável e o desejo da população era por melhoras. Foi assim que ao procurar a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a comunidade conseguiu a doação de um terreno no Loteamento Praia Dourada. O próximo passo foi buscar por outras parcerias para a construção do novo prédio escolar.

Já na fase de construção da escola os moradores receberam cursos de formação pedreiro, servente e oficinas de qualificação profissional para atuar na edificação do prédio. Foi assim que, com o esforço da comunidade local, surgiu, em 1999, o prédio batizado como Centro Educativo Fé e Alegria. Desde a fundação até hoje muita coisa mudou, com a ampliação do espaço e o surgimento de novos cursos. Atualmente a escola desenvolve seu trabalho nos níveis de Ensino Fundamental I (anos iniciais e EJA), Programa Mais Educação (oficinas de Letramento em Português e Matemática, fotografia, hip hop, futebol e capoeira) e educação não formal (oficinas de capoeira, dança, canto, teatro corte e costura), atendendo a mais de 500 e adolescentes carentes da cidade.